viernes, noviembre 24, 2006

A pequeña janela portuguesa

"Dedicada a mi profe de portugués y a mis compis"

Palacio da Pena. Sintra.



Hoje comenca a cume hispano-lusa em Badajoz onde se analisan projectos conjustos entre duos paises.


Quero comentar pequeñas coisas sobre a cultura lusa.

A musica portuguesa, a voz de Cassandra Wilson, às vezes um poco grave, faz coabitar o jazz, o blue e o country. A voz inconfundivel da mais original das divas do jazz. Otras musicas: Madredeus, Luis Represas, Katia Guerreiro



A literatura portuguesa.
A escritora Maria Joao Lopo de Caravalho, apaixoada da poesia. De gosto variado. Autora de "Best sellers" como "Adoptame", "Virada do Avesso" ou "Acidentes de Percurso". A escritora, que concilha os livros com o trabalho no gabinete de accao social da Camara Municipal de Lisboa. A musica é indissociável da sua actividades literária. Outros autores; Paulo Coelho, Jose Saramago, José Peixoto e o seu livro: Morreste-me.

Os Filme.
O filme visto por mais de 400.000 pessoas é "Vinicius", como onome indica, é o documentario sobre Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes o musico, o amante, o boémio, o poeta. A poesia do artista que fez dancar ao Brasil e sentir com outras estrofas e sonetos nunca antes navegados. Vinicius e uma figura quase folclorica do Brasil, um artista que se expos muito, precursor da Bossa Nova.


Para finalicar um fado.

1 comentario:

Ángel Trigueros dijo...

Bueno, bueno, bueno... Esto es intercultura y lo demás cuento, jaja.